Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas de Mortágua

21
Nov 14

Ontem, 20 de novembro, a Biblioteca da Escola Básica participou na Missão Pijama.

Mortágua, concelho de gente solidária, não podia deixar de abraçar esta causa. Assim, as nossas crianças ajudaram outras crianças com a recolha de donativos angariados nas famílias de cada um.

Para comemorar este dia as Assistentes da Biblioteca da Escola Básica solicitaram à Prof.ª Bibliotecária, Ludovina Ferreira, que inscrevesse o Agrupamento de Escolas para apoiar esta causa. Deste modo, todas as salas receberam um Kit da Missão Pijama e TODOS JUNTOS abraçámos esta magnífica iniciativa.

As Educadoras convidaram pais para, neste dia, assumirem o papel de contadores de histórias, na sala dos seus educandos. No Grupo 5B a Sílvia Afonso leu ao história “Biscoito”, no G4A a Tânia Cabral leu a história “O bebé Koala no banho”, no G4B a Paula Gomes leu “A que sabe a lua”, no G5A a Sílvia Soares leu a história “Quero dormir, carneiros traquinas!”, no G4C, Paulo Costa leu “O livro da selva – Mogli”, no G3B, Miguel Dias leu o conto “Quero dormir, carneiros traquinas!” e no G3A a Sara Oliveira leu a história “A quinta”.

Na Biblioteca Escolar vários foram os contos narrados num ambiente acolhedor, convidativo ao abraço, à partilha de sentimentos e à reflexão do conforto na hora de dormir, que infelizmente nem todas as crianças o sentem.

Iniciámos o dia, às 10h30m, com a leitura da história “São horas de dormir”, de Julie Sykes, para os bebés de um e dois anos que frequentam a creche da Santa Casa da Misericórdia, narrada pelas assistentes Elisabete Rosa e Sofia Almeida que neste dia eram a Minnie e o Winnie the Pooh.

Às 11h30m a Biblioteca Escolar recebeu todos os alunos do pré-escolar, educadoras, assistentes de educadoras e os pais “contadores de histórias” para assistirem a mais um conto no ambiente acolhedor que a BE preparou com carinho. Iniciámos esta sessão com a canção “Boa noite, Vitinho”, dos anos 80, seguidamente as assistentes narraram a história” O porquinho dorminhoco”, de Ana Beatriz Afonso, após o conto ouvimos “Boa noite – Topo Gigio” e terminámos todos a cantar o Hino da Missão Pijama.

Continuando…

Às 13h30m foram contemplados todos os alunos do 1.º ano com a mesma sessão que foi apresentada às crianças do pré-escolar, às 14h30m a Prof.ª Bibliotecária dinamizou o conto “A manta, uma história aos quadradinhos”, de Isabel Minhós Martins, para todos os alunos do 2.º ano de escolaridade. Às 15h15m chegaram os alunos do 3.º ano para ouvir a história “Pai! Não consigo dormir”, de Michael Foreman, narrada pela Prof.ª Rosa Almeida. Às 16h a Prof.ª Alcina Saraiva assumiu também o papel de contadora de histórias com a leitura da história “Sentimento”, de Carl Norac para todos os alunos do 4.º ano de escolaridade.

Assim, todos os alunos do pré-escolar, 1.º ciclo e os bebés da creche assitiram a uma história na Biblioteca Escolar, ouviram canções da hora de deitar e cantaram o Hino da Missão Pijama.

Importa ainda salientar a forte adesão de toda a comunidade escolar para com esta Missão.

Agradecemos a todos os que tornaram possível o desenvolvimento das atividades durante este dia.

 

ER
http://www.youtube.com/user/beebmortagua?feature=guide
publicado por biblosmania às 17:39
 O que é? | | favorito

2 comentários:
Adorei este dia de solidariedade com todos os colegas da escola.

O hino da missão pijama é muito giro e eu gosto de o cantar com os meus colegas adorei também a actividade que fizemos na biblioteca e a história "Sentimento" é interessante.
Eduarda Lopes a 22 de Novembro de 2014 às 10:15

Eu adorei o hino da missão pijama e ouvir o conto "Sentimento" é muito interessante. Obrigado professora Alsina, dona Beta e dona Sofia.
João Pereira a 17 de Dezembro de 2014 às 16:23

Novembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
14
15

16
17
18
22

25
27
28
29

30


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

4 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO