Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BIBLOSMANIA

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas de Mortágua

BIBLOSMANIA

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas de Mortágua

Ter | 14.07.20

10 MINUTOS A LER!

PARTILHA DE LEITURAS

Biblosmania

A LETÍCIA E A RILARY SUGEREM COMO LEITURA O RAPAZ DO CAIXOTE DE MADEIRA

10 MINUTOS A LER!
Eis a sugestão de leitura da Letícia para hoje...
O RAPAZ DO CAIXOTE DE MADEIRA, de Elisabeth B.,Leyson e Marilyn J.,Harran, apresenta a história de vida de um rapaz que, durante a segunda guerra mundial, quando ainda era criança, foi para um campo de concentração nazi, tendo sido vítima de profunda discriminação e sofrimento. Este foi um livro que me marcou e que me fez pensar numa importante lição de moral: “Contenta-te com o que tens porque amanhã podes já não ter.” Fez-me pensar também na importância do respeito pelo próximo, como aprendi em Religião e Moral.
Recomendo a leitura deste livro, porque a linguagem é fácil, a história é importantíssima e é baseada num acontecimento verdadeiro, ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial, e pode ajudar também a consolidar alguns conhecimentos relativos à disciplina de História.
Letícia Pereira Gomes, 7ºC

107534390_1640438152779061_3962187682878090973_n.j

10 MINUTOS A LER!
O RAPAZ DO CAIXOTE DE MADEIRA, de Leon Leyson ? Esta é a sugestão da Rilary…
Leon Leyson tinha 10 anos quando os nazis invadiram a Polónia (1939 ) e a sua família foi obrigada a viver no gueto de Cracóvia. Neste livro de memórias, Leon apresenta-nos a infância feliz, na sua aldeia natal, subitamente interrompida pela guerra.
Acompanhamos os tormentos que passou… a fome, o desespero, o trabalho forçado e o terror sempre presente da morte. Porquê o O RAPAZ DO CAIXOTE DE MADEIRA?!... Na altura só com 13 anos, Leon era tão pequeno que tinha de subir para cima de um caixote de madeira para chegar aos comandos das máquinas com que trabalhava.
Ao longo da história, esta criança mostra-nos o horror que todos os dias os judeus enfrentavam e a coragem, a astúcia e o amor necessários para poderem ajudar-se uns aos outros a sobreviver. Felizmente, Léon encontrou Oskar Schindler!... Porquê? É preciso ler para entender…
Uma leitura muito importante!
Rilary Silva, 9º C

 

 

 

 

 

 

 

Veja os nossos vídeos em: https://www.youtube.com/user/beebmortagua?feature=guide