Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BIBLOSMANIA

Bibliotecas Escolares de Mortágua

BIBLOSMANIA

Bibliotecas Escolares de Mortágua

27.06.10

Prémio de Ilustração-Samuel e Saltitão


 

Samuel e Saltitão ganha a medalha Kate Greenaway de 2010

 

 
 

A Caminho tem o prazer de anunciar que a ilustradora australiana Freya Blackwood ganhou a medalha Kate Greenaway de 2010, o prémio de ilustração para crianças mais prestigiado do Reino Unido, pelas suas ilustrações do livro Samuel e Saltitão (Harry & Hopper, no original), com texto de Margaret Wild. O livro, publicado pela Caminho em 2009, retrata de modo comovente o modo como um rapazinho, Samuel, lida com a morte súbita de Saltitão, o seu cão.

Margaret Pemberton, presidente do júri, afirmou sobre o livro vencedor: «Em Samuel e Saltitão, Freya Blackwood prima pelo uso da cor suave, da perspectiva, do espaço exterior e interior, para abordar de forma poderosa o relacionamento pai-filho e a morte de um animal de estimação muito amado. Um tema delicado para as crianças é tratado com grande mestria, e as emoções de Samuel e as suas recordações de Saltitão são expressas visualmente com grande eficácia.»

Esta distinção foi instituída no Reino Unido em 1955 em honra de Kate Greenaway, ilustradora infantil do século XIX. A medalha é atribuída anualmente a um livro notável do ponto de vista da ilustração para crianças. É concedida pelo CILIP (Chartered Institute of Library and Information Professionals).

Freya Blackwood nasceu em Edimburgo em 1975 durante uma viagem turística dos seus pais ao Reino Unido. Cresceu no estado australiano de New South Wales, na cidade de Orange, onde continua actualmente a viver com a sua filha de quatro anos.

As ilustrações de Freya Blackwood para Samuel e Saltitão foram parcialmente inspiradas por um cão que ela própria teve na infância, Furlani, que conheceu um fim igualmente triste e repentino. A ilustradora aponta Maurice Sendak e Shaun Tan como dois dos seus ilustradores preferidos.

Fonte(Editorial Caminho)

 

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.