Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BIBLOSMANIA

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas de Mortágua

BIBLOSMANIA

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas de Mortágua

Qui | 28.05.20

BENEFÍCIOS DA LEITURA

Biblosmania

100824443_1602820256540851_7475433103159197696_o.j

BENEFÍCIOS DA LEITURA
Muitos são os benefícios da leitura cientificamente comprovados. Deixamos apenas SETE.
1 – A leitura estimula o cérebro. Ao estabelecer as conexões neuroniais, a leitura ajuda a ativar a memória e a manter a clarividência. Segundo um artigo do Huffington Post, ler regularmente ajuda a reduzir em 32% a deterioração cognitiva.
2 – A leitura reduz os riscos do Alzheimer. Um estudo, publicado no Journal Scientifique Proceedings of the National Academy of Sciences (2001), revela que atividades como a leitura reduzem em 2,5% a possibilidade de contrair a doença de Alzheimer ou a demência.
3 – A leitura gera empatia. Segundo um artigo publicado em Science Mag (2013), ler ficção desenvolve o lado altruísta da pessoa, porque, geralmente, os leitores mergulham nas emoções e pensamentos das personagens, facto que os leva a mais facilmente compreenderem o outro, desenvolvendo a responsabilidade emocional.
4 – A leitura permite uma melhor compreensão. Um estudo norueguês mostrou que o tocar o papel facilita uma mais fácil compreensão do texto.
5 – A leitura reduz o stress. A Universidade de Sussex (2009) divulgou um estudo segundo o qual, ao ler a pessoa é obrigada a concentrar-se sobre o que está escrito, esquecendo as suas preocupações. Este facto faz com que as tensões existentes a nível muscular e cardíaco desapareçam gradualmente. O neuropsicólogo David Lewis crê que a leitura reduz o stress em 68% (mais do que a música: 61%) ou um chá: 54%).
6 – A leitura ajuda a dormir melhor. Um estudo da célebre Clínica Mayo revela que ao abrir, em cada noite, um livro, o sujeito instaura um ritual, enviando ao corpo um sinal dizendo que é tempo de repouso. Isto não é válido para a leitura em computador, tablete ou smartphone, pois estes enviam uma luz azul (led) que altera a qualidade do sono e pode desregular o relógio biológico.
7 – A leitura contribui para o desenvolvimento do vocabulário. Um estudo da Universidade de Berkeley (Califórnia) crê que a literatura infanto-juvenil expõe as crianças a mais 50% de palavras que uma emissão televisiva. Acresce que quanto mais regular é esta exposição junto da criança mais isso a ajudará a desenvolver a inteligência e a ser um bom aluno. Também a revista Science Daily publicou um estudo revelando que os leitores precoces serão, seguramente, adultos inteligentes.
LM
Veja os nossos vídeos em: https://www.youtube.com/user/beebmortagua?feature=guide